Olá, como estão? Hoje vamos falar um pouco sobre o clareamento dental.
Muito se ouve em relação ao clareamento dental, e nem tudo é verídico. Esse post tem o intuito de esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, e também responder algumas perguntas, informando o que são mitos e verdades acerca do clareamento dental.
O que você pode ter certeza, é que mesmo tendo o dente com uma tonalidade mais escura, com o clareamento dental você consegue deixá-los mais brancos.
Vamos lá!
A cor dos dentes
Quando se trata de coloração dos dentes, eles são únicos, e varia de pessoa para pessoa. E nem sempre são tão branquinhos como a maioria deseja.
Pensando à grosso modo, é como a cor da pele, cada um tem a sua. Mas ter um dente branco não é sinônimo de dentes fortes. Somente uma avaliação profissional poderá afirmar isso.
Outro ponto a se considerar: com o passar do tempo, é comum os dentes ficarem mais amarelos ou manchados.
E para combater isso, existe o clareamento dental, um procedimento para deixar os seus dentes mais brancos, e como dizem por aí, com um sorriso perfeito!
Como posso clarear os dentes?
Essa é uma das perguntas mais frequentes entre os interessados (e também os curiosos!).
Hoje, pode-se fazer o clareamento no consultório odontológico, com um profissional qualificado ou o clareamento doméstico. Ambas as técnicas tem suas vantagens, mas o mais importante é fazer com orientação.
O clareamento dental feito no consultório é mais eficaz?
Podemos dizer que isso é parcialmente verdade. Como já mencionado, cada técnica tem uma vantagem sobre a outra.
O clareamento realizado no consultório produz um resultado mais rápido, contudo, sua durabilidade é menor quando se comparado com o clareamento doméstico, que se mostra mais estável, porém, com resultados mais lentos para aparecer.
O ideal é uma combinação das duas técnicas. Enquanto se usa produtos mais fortes no procedimento realizado no consultório, em geral à laser, pode-se usar outros tipos de produtos em casa, recomendados pelo seu dentista mesmo.
E o clareamento, tanto no consultório quanto o doméstico, podem ser feitos simultaneamente. Enquanto você espera pela próxima consulta, geralmente a cada 7 dias, você pode ir fazendo o clareamento em sua casa.
O clareamento dental deixa os dentes mais sensíveis?
Mito. Durante o processo os dentes podem ficar mais sensíveis, em especial ao frio, mas depois, tende a melhorar.
Hoje em dia existem produtos que ajudam a combater essa sensibilidade que persiste somente durante o processo do clareamento dental.
O clareamento dura por anos?
Parcialmente verdade. A média de duração é de dois anos, mas isso depende muito do que o paciente consome.
A ingestão de alimentos ou bebidas, como por exemplo, café e vinho, podem diminuir esse tempo.
O paciente que estiver fazendo o clareamento tem restrição na alimentação?
Verdade. Durante o procedimento de clareamento dental os túbulos dentinários (poros dos dentes) tendem a ficar mais abertos e propensos à pigmentação.
Por essa razão é importante seguir à risca as recomendações do profissional quanto à alimentação e bebida que pode ser consumida durante o clareamento.
Qualquer pessoa pode fazer o clareamento dental?
Mito. Existe contraindicação para algumas pessoas:
- Gestantes;
- Lactantes;
- Pacientes que possuem grande sensibilidade, independente do procedimento.
Também há alguns casos que não chegam a ser contraindicados, mas podem comprometer os resultados:
- Fumantes que não conseguem parar de fumar durante o clareamento pode ter resultados não satisfatórios;
- Pacientes com restaurações grandes, principalmente nos dentes anteriores. Geralmente é necessário trocar as restaurações, pois ela não clareia como os dentes;
- Pacientes com muitas retrações gengivais. Nesse caso, a recomendação é que o clareamento dental deve ser feito em um consultório.
Se você ainda tem dúvida sobre clareamento dental, agende uma consulta para avaliação e esclarecimento.
Aproveite para deixar sua opinião sobre o assunto!