Um questionamento quase que geral é se existe idade certa para usar aparelho dental. E, muito se engana quem pensa que seu uso se restringe somente à fase adulta ou aos adolescentes.
Os aparelhos dentais podem ser usados em qualquer fase da vida. E hoje, existem os mais diferentes tipos para cada faixa etária. Tanto é que, podemos usar até em dentes de leite.
Assim como qualquer doença, a prevenção é melhor do que a correção, logo, quanto antes for identificado um problema dentário, melhor resultado terá o tratamento com o aparelho dental. E isso, independente da idade. O que vai determinar o período do tratamento é a reação de cada indivíduo.
O uso de aparelho dental reflete, beneficamente, na mastigação, na respiração, no sono e na estética. Um bom ortodontista recomendará o que há de melhor para cada caso e idade.
Alguns especialistas recomendam levar seus filhos ao dentista entre cinco e sete anos, que é a idade que começa geralmente a troca de dente. Como é uma fase de desenvolvimento, estima-se que é o ideal para um diagnóstico mais detalhado. É tido também como o período ideal para corrigir alguns vícios prejudiciais à saúde bucal. Ademais, chupar o dedo, e o uso contínuo de chupetas e mamadeiras pode danificar os dentes. Logo, realmente é um bom momento para seu filho visitar um dentista, que pode intervir positivamente para o correto desenvolvimento da criança.
Quando atingir a maturidade, ou mesmo na velhice, o uso de aparelho dental não tem efeito de prevenção, e sim de correção, seja estética ou funcional.
Hoje podemos citar como mais comuns os aparelhos fixos (convencionais metálicos), os aparelhos estéticos (na cor do dente), os aparelhos totalmente transparentes (alinhadores – Invisalign), e os aparelhos linguais. Enfim, tem um modelo para cada gosto.
Podemos citar ainda como benefícios no tratamento com aparelho dental:
- Melhora na estética
- Um sorriso mais bonito
- Melhora a pronunciação das palavras
- Mastigação mais eficaz, contribuindo para a digestão
- Previne dores nas mandíbulas
- Facilita a higienização com os dentes devidamente alinhados
- Ajuda a combater a apneia (em alguns casos)
Resumindo, a intenção da utilização dos aparelhos dentais quando crianças e adolescentes são de prevenir e interceptar eventuais problemas na dentição ou estrutura óssea da boca. Quando utilizados já na fase adulta, ou por idosos, a ideia é corrigir algum problema.
Consulte sempre o seu dentista para uma correta avaliação e prescrição, se for o caso.