Tratamento com Aparelho Lingual

Aparelho Lingual

Olá minhas amigas!

Hoje vamos tirar todas as dúvidas sobre o aparelho lingual. E vamos falar um pouco também sobre o que muitos têm curiosidade em saber: o valor do tratamento com aparelho lingual.

Vamos explicar sobre o tratamento lingual através das perguntas mais frequentes que recebemos aqui no consultório. Vamos lá:

 

O que seria o aparelho lingual?

O aparelho lingual se encaixa na categoria dos tratamentos ortodônticos invisíveis. Ele recebe essa ‘alcunha’, devido ao seu excelente aspecto estético, uma vez que ele é colado por dentro da boca.

 

Qualquer pessoa pode usar o aparelho lingual?

Sim. Todos os pacientes podem usar esse tipo de aparelho.

 

E há restrições quanto ao uso?

Esse é um dos pontos que se assemelha ao aparelho convencional, pois as restrições do aparelho lingual são as mesmas da ortodontia convencional.

Pacientes, por exemplo, com problemas periodontal ativo não podem realizar tratamento utilizando o aparelho lingual.

Mas há ainda outra similaridade entre a ortodontia lingual e a ortodontia convencional, o tempo de tratamento, praticamente o mesmo nos dois casos. A grande diferença é na técnica utilizada pelo dentista que vai ter que colar os braquetes por dentro da língua, por dentro da boca.

 

E a manutenção, qual a periodicidade?

Para ambas as técnicas, com a borrachinha ou lingual autoligado, a frequência de visita ao dentista deve ser mensal.

O uso do aparelho lingual requer um pouco mais de cuidado, também por parte do profissional, já que o acúmulo de resíduos é alto e demanda um pouco mais de tempo para limpeza.

 

E qual o principal benefício?

Sem dúvida nenhuma o principal benefício elencado pelos pacientes é em relação à estética, além é claro dos resultados plenamente satisfatórios que o tratamento apresenta.

 

E os pontos negativos?

Também existem. A principal reclamação dos pacientes é na fala. Muitos acham que uma pequena alteração na dicção.

 

A adaptação é difícil? Machuca?

A adaptação ao uso do aparelho lingual é considerada por uma parcela dos pacientes como outro ponto negativo nesse tratamento.

Realmente a adaptação ao uso do aparelho lingual demora um pouco mais se comparada ao modelo convencional, que é colado por fora dos dentes. Mas a maioria não reclama muito.

Em relação à dor, isso é coisa do passado. Quando se começou a usar essa técnica, na década de 1970, podemos dizer que os aparelhos machucavam a parte interna da boca e a língua.

Hoje, os aparelhos são mais evoluídos. Os braquetes já são mais finos e com cantos arredondados o que evita que o paciente corte a boca ou se machuque. Esse tipo de reclamação atualmente é praticamente zero!

Na verdade, o paciente vai sentir um pouco de dor na hora da manutenção, mais nada diferente de como seria com o aparelho convencional.

Em média, são necessários três dias que o paciente sentirá um certo desconforto e aperto, mas em geral, a partir do quarto dia, nada mais sentirá.

 

E como é a higienização?

É um pouco mais complicada, pois você não enxerga bem quando estiver realizando a limpeza, justamente por ser colado por dentro da língua.

Por esse motivo a higienização do aparelho lingual requer mais cuidado.

 

Qual o preço do aparelho lingual?

Essa é a pergunta mais frequente. Todos querem saber quanto custa um tratamento lingual.

Se continuarmos com a comparação em relação ao aparelho convencional, a ortodontia lingual tem um custo um pouco mais elevado, mas nada exorbitante.

O custo mais alto se justifica por conta dos materiais e dos braquetes, que são importados.

Também é um tratamento que requer mais técnica e especialização dos profissionais, que precisam passar por mais cursos para aplicação correta da técnica.

A hora clínica, ou seja, o atendimento, em especial nas manutenções, pede um maior tempo do profissional com o paciente.

Por esses motivos, o valor do aparelho lingual é mais caro que o convencional, mas nada que assuste.

Para uma melhor avaliação e orçamento completo, clique aqui e agende uma consulta conosco!

Aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos ou ainda deixar seus comentários e perguntas que em breve responderemos!

Dra. Vivianne Sato Rieg
CRO-SP: 79.332

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Será que o Invisalign é Indicado pra Você?

Clique no botão abaixo e descubra:

Dra. Vivianne Sato Rieg

“Dentista, Mestre, Especialista em Ortodontia e Invisalign Doctor com mais de 19 anos de experiência.”

Categorias do Blog

Agendamento de Consulta

Siga nas Redes Sociais

Será que o Invisalign é Indicado pra Você?

Será que o Invisalign é Indicado pra Você?